segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dicas: Minimalismo

Acho que essa é uma dica bastante geral e muito útil para qualquer área de atuação.
Minimalismo: Seja simples, eficaz e eficiente. Acho que essa é uma boa descrição dessa filosofia.
Os norte-americanos possuem a expressão K.I.S.S. = Keep It Simple Stupid.
Traduzindo: Mantenha simples seu idiota, que é exatamente aonde eu quero chegar ao invés de criar aquela solução que vai resolver todos os problemas e ainda se preocupar com os que virão.

Eu acredito que o minimalismo é essencial no desenho de uma solução, deve-se adotá-la no:
  1. Desenho
  2. implantação
  3. manutenção

Exemplos:

Desenhar no primeiro princípio apenas o que o usuário precisa criando úm núcleo simples e especial de fácil acoplamento para addons posteriores.

Planejar sempre uma manutenção simples, simplificar as rotinas e funções se possível sempre generalizar, para que vários trechos de código que fazem a mesma coisa com paramêtros diferentes? Funções ou procedures, para dividir o código e simplificar a leitura.

Simplificar a implantação, se possível criar uma estrutura de pastas de organização simples, mas de forma organizada. Visando sempre simplificar a implantação, backup/restore e atualização do sistema.

Quem fez análise de sistema sabe que não são somente esse passos ainda existem muito mais. Embora eu tenha rodeado bastante, a mensagem é SIMPLES, EFICIENTE E EFICAZ...

Sou bom demais!!!! Hahhahaahhah

Nenhum comentário:

Postar um comentário